terça-feira, junho 26, 2007

Um dia triste...

Hoje é um dia mau. Não devia ser, mas é, nada a fazer. Ontem ainda foi pior e o pior foi tentar que assim não fosse, uma vez que foi o dia de anos da minha mana. (Desculpa C., eu sei que devia ter tentado fazer mais qualquer coisa para ti, mas não deu... desculpa.)

Eu passo a explicar.

Ontem, na hora do brinde de "Parabéns!" toca o telemóvel. Era a minha mãe e as notícias não eram boas: mais um membro da família que nos deixou. A minha tia-avó faleceu no hospital. Insuficiência respiratória, dizem eles. O fim do sofrimento, digo eu. A minha tia tinha (quase) 92 anos e já estava acamada num lar. Fui vê-la no Sábado e ela não reconheceu ninguém, não falou, não reagiu, tinha má cor e estava fria. O cheiro no quarto era insuportável (desinfectante e doença numa mistura mórbida, quase maldosa). Olhando para ela quase se via a vida a escorrer para fora dela. Doeu tanto. Fiquei chocada, devo dizer.
Nunca é fácil perder alguém que conhecemos toda a vida, que nos viu crescer, que pensamos que "está sempre lá, em casa das tias!". Da próxima vez ela já não estará lá. A casa dela estará vazia. A muleta encostada a qualquer canto. Fim da linha.
Espero que os meus avós, o seu marido, amigos e familiares a recebam de braços abertos nesse lado de lá que é um mistério para os vivos e um recomeço para os outros. Na Basílica da Estrela arde uma vela por ti, minha tia.

1 comentário:

Sandrinha disse...

Hoo minha gaja... espero que já estejas um bicadinho mais feliz...